sexta-feira, 4 de março de 2011

A WEB 2.0 E SUAS POSSIBILIDADES

Diariamente percebe-se a necessidade de comunicação, de compartilhar experiências e conhecimentos. E a Web 2.0 proporciona ao usuário essa experiência. Chamam-na de a “segunda geração da internet” (grifo nosso). De acordo com O’Reilly, a Web 2.0 é:
A mudança para uma internet com plataforma, e um entendimento das regras para obter sucesso nesta nova plataforma. Entre outras regras mais importante é desenvolver aplicativos que aproveitem os efeitos de rede para se tornarem melhores quanto mais são usados pelas pessoas, aproveitando a inteligência coletiva. (APUD BOHN 2009, p.12)
Não existe um conceito formado para este termo, porém são encontradas várias definições dentre elas nos chama a atenção a seguinte:

O termo Web 2.0 é utilizado para descrever a segunda geração da World Wid Web- tendência que reforça o conceito de troca de informações e colaboração dos internautas com sites e serviços virtuais. (FOLHA DE SÃO PAULO APUD  NETO,2008, p.10)  

A Web 2.0 se apresenta tendo como características a colaboração explorando a interatividade, é social por que solicita a interação entre as pessoas, promove a produção de conteúdos e é de simples manuseio. Surge diante do paradigma da nova tecnologia da informação criando novas possibilidades para o uso das mídias. Em seu cenário os serviços são criados com o auxilio dos usuários conforme as suas necessidades.
Na Web 2.0 estão disponíveis as interfaces que se configuram pela praticidade, possibilitando a integração das pessoas em rede através de diferentes tipos de mídias e de aparelhos tecnológicos.
A atuação do usuário é indispensável e está ligada a várias situações. Portanto, o papel do usuário é duplo de consumidor e de colaborador. E conta com diferentes espaços colaborativos como pode de observado no quadro a seguir.






Espaço colaborativo
Definição




Blogs


De acordo com Copriani apud Garcia (2009, p. 42) “(...) possuem uma interface agradável e simples de ser utilizada, possibilitam a ordem cronológica por postagem ou categoria, e a troca de links forma uma cadeia continua com o mundo todo”.

Podcast


De acordo com Garcia (2009, p. 42) “caracteriza-se como um recurso de áudio, mídia ou outros, postado no ambiente virtual”.
Fórum
È um espaço de discussões e diálogos (GARCIA, 2009).

Wikis
 Promove a interação através de imagens e de fácil publicação (GARCIA, 2009).


Bate papo
Conforme Garcia (2009, p.53) Possibilita que duas ou mais pessoas conversem a distância e em tempo real.

Quadro1: Conceitos de espaços colaborativos.
Elaboração: SANTOS, Mauri Moreira, 2011.

Outra possibilidade da Web 2.0 são as redes sociais que são espaços de encontros virtuais e tem como objetivo a conexão entra as pessoas e a divulgação de serviços. Hoje em se tratando de redes sócias no Brasil a mais famosa é o Orkut que permite ao usuário várias possibilidades de uso, não esquecendo também o SMS, um serviço disponibilizado pelas operadoras de celulares que permite o envio e o recebimento de mensagens instatânes.  O Faceboock, O Youtube, a Wikipédia e o Twitter, uma infinidade de redes que aos poucos estão sendo descobertas.
Toda essa tecnologia está ai por toda parte e a escola não deve está alheia a ela. Surge então, a pergunta que não quer calar: Como os educadores tem usado todo esse aparato tecnológico ao seu favor? O professor tem se dado conta das mudanças de comportamento da sociedade?Tem notado as mudanças nos meios de comunicação?
È fato que há muito tempo o professor deixou de ser o detentor do saber e transmissor de conteúdos passando a ser o mediador dos conhecimentos. Conforme afirma Freire (1996, p.21) “(...) ensinar não é transferir conhecimentos, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou sua construção”. A sala de aula hoje se converteu num espaço de interação onde todos criam e aprendem colaborando uns com os outros,questionando, pesquisando.
As várias ferramentas da Web 2.0 aqui citadas e também as que não foram podem ser utilizadas na educação para ampliar a interação entre os alunos. Por exemplo, com o uso do blog  estimular o debate entre os mesmos, com as redes sociais os professores podem criar uma comunidade de aprendizagem para a sua disciplina, com os podcasts ensinar nossos educandos a gravar e reproduzir áudio nas aulas e disponibilizar para os colegas na internet, dentre tantas outras possibilidades.
Sendo assim, a todos que são professores cabe a seguinte tarefa: acordar diante dessa nova oportunidade, pois temos todas as ferramentas possíveis só nos resta usar e saber usar.

REFERÊNCIAS:
BOHN. Vanessa. Artigo: As redes sociais no ensino: Aplicando as interações sociais na Web. Disponível em: <http://www.conexaoprofessor.rj.gov.br/temas-especiais-26h.asp >Acesso em jan. 2011.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GARCIA, Thais Xavier. Tecnologias Web 2.0 em unidades de informação: serviços disponibilizados na biblioteca 2.0. Florianópolis, 2009. Disponível em<http:/larita.ufsc.br:8080/courseware/orientacoes/Thais_tcc_final.pdf/at.../file> Acesso em jan.2011.
NETO, Maria das Graças. Web 2.0. Disponível em <http://gracaneto.wordpress.com/2008/10/ > Acesso em jan. 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário